segunda-feira, 23 de setembro de 2013

INDIGNADA!


INDIGNADA!



Só  consigo me irritar com os professores que não prestigiam, não aderem a GREVE e não se solidarizam com os valorosos colegas de classe que lutam por DIREITOS,  CONQUISTAS,  e que  estão se empenhado em dar mais DIGNIDADE  ao magistério do Estado do Rio de Janeiro. Sei que cada um tem seus motivos para não paralisarem, mas o DIREITO Á GREVE, ao lançamento do código 61 e ao NÃO DESCONTO DOS DIAS PARADOS ESTÁ GARANTIDO PELO STF. Então por que não se juntar aos GREVISTAS, AOS LUTADORES,  que estão na rua, aos acampados, dia e noite na ALERJ, lutando, e se conquistarmos algum benefício, será PARA TODOS!

Sou professora de 40 horas, que por mais de 15 anos estivemos sempre no nível 3, e só depois de muita luta conseguimos ser enquadrados ao nível que merecemos. Não foi com “continuar trabalhando como se não houvesse GREVE que alcançamos a vitória. Não será com participação em “projetinhos” para dar moral à Seeduc, com “semana de provas” chegando como se nada estivesse acontecendo com a categoria que obteremos algo desse #desgoverno que nos humilha, que nos ignora, que nos ilude com “bônus”, que ao final “contempla” tão poucas escolas e muito poucos professores de um universo enorme. Estou em final de carreira, a luta para mim continua sendo a mesma de toda a minha vida. Esse #desgoverno que é incompetente, que empurra para mais adiante todos os nossos direitos, “esquecendo” ou “estacionando” por meses a fio, nossos processos. Minha aposentadoria poderia ser em maio de 2014, mas por conta de códigos de Greve, só me aposentarei em setembro do mesmo ano. Tenho orgulho disso, pois sei que todos esses códigos tiveram algum resultado prático em minha vida profissional. Admiro por demais os companheiros que incansavelmente estão na luta, os encontro nas assembléias, nas  passeatas e são ardorosos defensores do DIREITO de todos os profissionais da educação. Todos esses abnegados LUTADORES, também tem seus problemas, tem suas famílias, tem seus momentos de lazer prejudicados por estarem na LUTA que deveria ser de todos, ainda mais com a GARANTIA DO NÃO DESCONTO DOS DIAS PARADOS. Por isso, pelo que vejo nas postagens dos que estão trabalhando “normalmente” me sinto INDIGNADA com a postura de alguns colegas. Mas esses mesmos, sabem, desde sempre que o que for CONQUISTADO será para TODOS e se acomodam e esperam os benefícios na zona de conforto.  Esse #desgoverno está se fingindo de morto, não atende a categoria, não conversa, não negocia, por que sabe que muitos voltarão qualquer hora, pois se houver retaliações (descontos) será aos GREVISTAS.

Um amigo há anos atrás, dizia aos seus alunos uma frase bastante pertinente nesse momento...”Vocês (alunos) não percebem, mas estão roubando o seu futuro.” E é assim que vejo esse adolescência/juventude de hoje. Não investir, de verdade na educação está formando adultos que não sabem escrever, que lêem muito pouco, que não sabem as quatro operações com segurança. Vejo pelas postagens na internet o quanto pobre é seu vocabulário, o seu raciocínio lógico. E o que vemos em relação aos nossos “colegas” são de uma indignidade assustadora, pois muitos só olham para o próprio umbigo, pois “dias parados” importam nas “férias”, nos “finais de semana” que seriam obrigados a comparecer nas escolas para repor as aulas não dadas. Uma pena que esquecem, que o futuro, a aposentadoria será a mesma “merreca” de hoje se não houver mudanças,  conquistas, melhores salários e condições de trabalho, se não houver luta e se essa LUTA não for uma unanimidade, ou na melhor das hipóteses, com um percentual maior, como em quase todos os quoruns, metade mais um.

Sinto profundamente que terei que voltar ao trabalho, contra minha vontade de luta, pois o “calendário escolar” precisa ser cumprido, e daqui a pouco começa a “semana de provas”, depois COC, e mais adiante o tão famigerado “lançamento de notas”. Não me aborreço de perder alguns dias de férias, sábados, ou qualquer outro tipo “prejuízo” na vida particular para compensar os dias parados, pois sei que tudo que vale a pena, pelo simples fato de ESTAR LUTANDO!  



Irene Freitas

Um comentário:

  1. Amiga,sempre foi assim.Greve de professor não dá prejuízo e nossos governantes não se importam com o futuro do país.
    É pura perda de tempo...Continuam iguais.
    Também já fui professora e pelo que vejo nada mudou.
    Abraços

    ResponderExcluir